Preconceito obeso

Notícia do site do Bom Dia Brasil:

Em maio de 2008, ela pesava 96 quilos. Se sentia bem e com saúde. Precisava de um trabalho. Quando achou que tinha conquistado a vaga, veio a frustração.

“O médico falou que não podia me contratar porque eu estava acima do peso, estava obesa e poderia trazer problemas de saúde para a empresa. Falei que não tinha problema nenhum de saúde. Ele disse que eu poderia adquirir e a empresa não contrata gente acima do peso. Saí de lá arrasada, chorando. Pensei se lá é o único lugar de cidade pequena que contrata e eu não vou conseguir trabalhar, imagina nos outros lugares”, lembra a dona de casa Daiana Fernandes.

É inacreditável que exista um preconceito desses ainda. Como se pode retirar alguém de uma vaga conquistada com trabalho duro, porque ela está acima do peso? Será que agora vou ter que por meu “estado estético” no currículo? Imaginem:

Nome: João Silva

Estado Civil: Solteiro

Estado Estético: 2 kg acima de peso

Formação: ….

Um fato como este pode causar grandes prejuízos psicológicos à quem sofre. Essa mulher se tornou vítima do esteriótipo que ela não alcançou. Veja o que acabou acontecendo:

Depois de ter sido vetada por causa do peso, Daiana entrou em crise. Tomou remédios, tentou várias formas de emagrecer. Até que resolveu fazer uma cirurgia de redução de estômago. Hoje, pesa 74 quilos. Mas o que a faz se sentir mais leve é ter conseguido provar que foi discriminada no processo de seleção. A empresa foi condenada pela Justiça do Trabalho a pagar uma indenização de R$ 5 mil.

Claro que emagrecer era uma melhor opção para ela, principalmente pela questão da saúde e da autoestima. Mas competência não se mede pela fita métrica.

Anúncios

~ por viniciuspacheco em março 3, 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: